Cronologia histórica ABVT / CBVT

Mais de 20 anos de apoio a comunidade Tupanciretanense

A ideia da criação

A ideia surgiu entre os rotarianos no ano de 2000 após a chegada de um caminhão de bombeiros doados pelos Bombeiros Voluntários da Alemanha com destaque a cidade de Rohr na região da Baviera que tem uma população com cerca de quatro mil habitantes.

Caminhão alemão

A conquista do caminhão alemão – Deutz Magirus, V8 diesel com refrigeração a ar, 6×6, com capacidade de 3.800 litros de água, 300 litros de espuma, que tem dois canhões superior, sistema jato de água na parte inferior frontal, 5 saídas de água e uma para entrada pressurizada, foi articulado entre os rotarianos do Rotary Clube Tupanciretã e apoiado na finalização pelo Rotary Itajaí de Santa Catarina visto que o caminhão veio da Alemanha em 1998 doado ao Município de Tupanciretã sem qualquer taxa, mas no Brasil além da burocracia os voluntários tiveram que alavancar mais de R$ 10.000,00  para pagar as taxas cobradas teve o apoio do poder Legislativo, da Prefeitura, Cooperativa Agropan, empresários e livro ouro de pessoas da comunidade que doaram de livre e espontânea vontade.

Bombeiro solitário

Desde a chegada a Tupanciretã o então funcionário da Agropan – Leonir Oliveira de Oliveira (Billi) e apoio do companheiro Alberi Soccal que dedicaram a conhecer e trabalhar com o caminhão. A Cooperativa Agropan que por um bom período de anos deu a manutenção, mantinha com combustível e como sempre o “bombeiro solitário Billy” com apoio de outros colegas da Agropan mantiveram um trabalho gratuito em vários momentos salvando patrimônio da comunidade.

O retorno a Prefeitura

Em 2014, após um ano da primeira gestão administrativa do Prefeito Carlos Augusto Brum de Souza – Guga foi tomada a decisão de dar inicio a apoiar a manutenção e o estudo para criação de uma entidade, neste sentido o sempre bombeiro “Leonir Oliveira de Oliveira – Billi” mais o apoio do voluntário “Luís Afonso Costa” ajustaram o “caminhão Alemãozinho” para prestar dentro das condições algumas atividades de combate a incêndio com apoio financeiro da municipalidade.

Articulação para criação

Na metade do ano de 2017, a dupla – Billy e Afonso – deu inicio a formação da hoje ABVT com busca de lideranças da comunidade visando a formação da Comissão Pró- criação integrada por o           Luiz Carlos Koch,  Leonir Oliveira de Oliveira, Luiz Afonso Costa da Silva, Rosani Tascheto Didonet , Ibanez de Oliveira Rocha e Antônio Carlos Borsa dos Santos que articularam por cerca de cerca de 2 meses toda a tramitação e documentação necessária visando a fundação e já apoiada pela VOLUNTERSUL.

Fundação / Diretoria

A fundação aconteceu dia 01/12/2017 com a participação de 47 sócios fundadores oriundos de mais de 20 atividades profissionais da cidade e interior do município em evento realizado na Câmara de Vereadores oportunidade ímpar marcado com uma assembleia participativa que durou mais de 4 horas com todos os presentes até o final que fechou com a aprovação de estatuto e eleição da primeira diretoria.

Os padrinhos e a Voluntersul

Os Bombeiros Voluntários da cidade de Agudo por mais de uma vez insistiam e apoiavam a ideia de Tupanciretã ter a sua corporação, mas no primeiro semestre de 2017 em uma visita da CBVT (Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia) na cidade de Teutônia foi à luz que faltava para seguir em um caminho certo e apoiado pela Associação dos Bombeiros Voluntários do RS  – VOLUNTERSUL

Carro Voluntersul

O CBVT  recebeu em comodato um veículo FIAT Pálio da Voluntersul/EMATER para seu uso administrativo e também de apoio às ocorrências.

Legislação local

Com ação determinada da Prefeitura e apoio do Legislativo o ano de 2019 ficou marcado com grandes avanços na parte documental que fortaleceu e estabeleceu a entidade como uma entidade sem fins lucrativos na área de segurança contra incêndio, defesa civil, proteção a vida e defesa do meio ambiente.

  • Decreto Municipal 5680 de 16/09/2019 – Declara de situação de emergência nos serviços de relevância publica e social realizados pela Associação Bombeiros Voluntários de Tupanciretã – ABVT;
  • Lei Municipal 4136 de 18/09/2019 – Declara de Utilidade Publica a Associação Bombeiros Voluntários de Tupanciretã;
  • Lei Municipal 4151 de 4/11/2019 – Dispõe sobre a organização e instalação de serviços civis e auxiliares de combate a fogo de prevenção de incêndios e de atividades de defesa civil, na modalidade de bombeiro voluntário do Município de Tupanciretã de acordo com o Art. 128 da Constituição Estadual do RS.

Poder Judiciário

Poder Judiciário – Comarca de Tupanciretã – Doação de R$ 9.999,00 para aquisição de fardamento em especial roupa de combate a incêndio (capacete, jaquetão, calça e botas) visando qualidade de trabalho aos voluntários.

Cedência Prédio

A Municipalidade através da determinação do Prefeito Guga e apoio do Legislativo os voluntários contam por tempo indeterminado o uso deste bem através da Lei Municipal e Termo de Permissão      o prédio publico aonde funcionava nos anos 70 a “Barraca de Lãs da Serrana” com uso de 999,93 m² visando à guarda de veículos, sala de operações, dormitórios, banheiros, cozinha, refeitório, auditório e sede da ABVT.

Compra Caminhão IVECO / Magirus

Com apoio expressivo a gestão administrativa da Câmara de Vereadores somada mais o esforço financeiro da Prefeitura, mesmo em época de pandemia, também a Cooperativa Agropan, produtores e produtoras rurais , empresas e comunidade alavancaram a soma necessária para que a ABVT arrematasse  um “Caminhão de combate a fogo” da INFRAERO da marca IVECO / MAGIRUS adquirido em julho de 2020.

Caminhão IVECO Magirus

Após as revisões necessárias de motor, caixa, sistema de combate a incêndio e a cor alterada para vermelho bombeiro o “Super IVECO” esta em operação para os atendimentos necessários em setembro/2020.